segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018

Avant La Lettre


A primeira imagem que me veio à cabeça quando escrevi o post anterior (Abalroado) foi o piano selvagem do Fred. Creio que perceberão porquê.

Para quem não saiba, o Fred (1931 – 2013), foi um dos seus mais criativos autores da BD, da escola franco-belga, com um lugar de relevo na História da BD.
O Le Piano Sauvage foi o segundo álbum publicado das aventuras do jovem Philemon (e do burro Anatole, do incrédulo Hector, o pai, o tio Félicien - o dono da luneta -, e todos os outros personagens fantásticos), logo a seguir ao  Le Naufragé du "A".

As aventuras de Philemon decorrem nas letras do Oceano Atlântico de um globo terrestre, para onde o jovem é enviado através da luneta invertida do tio.
Não vos conto mais mas, quem tiver curiosidade, nada como espreitar (já que os livros não existem no mercado nacional) aqui, na revista Pilote de 1968, onde Le Piano Sauvage foi originariamente publicado.


Muito pouco foi publicado (ou distribuído) em Portugal do Fred mas, no final de Dezembro, encontrei por cá (eu não conhecia) o Avant La Lettre que, embora publicado bastante mais tarde, se pretende situar como o livro 0 da colecção (antes pois do Le Naufragé du "A").  
O desenho não teria atingido ainda a sua forma acabada, mas em tudo mais é o mesmo universo delirante, o mesmo irredutível surrealismo.
É um Fred, e para um Fred nada menos que cinco estrelas.
E foi a minha prenda de natal. 



Avant La Lettre, Fred, 1978 (reedição de 2013)



Sem comentários:

Enviar um comentário