sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Terra de sonhos






1.ª história.
Um homem e uma mulher tinham um cão. O cão estava velho e doente. Eles procuraram de todas as formas oferecer um resto de vida digna ao cão. O cão nunca mais morria. Morreu.

2.ª história.
Ofereceram uma gata persa ao mesmo casal da história anterior. A gata estava grávida e teve três ou quatro gatinhos (a história baralha-se algures). A gata é burra e não trata dos filhos. Os donos têm que intervir e finalmente ela adopta-os. Felicidade.

3.ª história.
Enquanto os gatinhos crescem encontram uma vizinha que tinha um cão velho como o que tinha sido deles. O cão foge e depois é encontrado. Depois morre. Conseguem dar um dos gatinhos, mas resolvem ficar com os outros dois mais a mãe.

4.ª história.
A sobrinha da mulher, com doze anos, apareceu lá em casa, porque a mãe, viúva, resolveu casar de novo. Durante dois meses a miúda fica lá em casa e o tio joga basebol com ela. No fim ela regressa a casa, a mãe casa-se e o padrasto joga basebol com ela.  

5.ª história.
Dois amigos subiram ao Evereste. Tomaram um ácido qualquer (ou foi do ar rarefeito) e viram um tigre a 6000 metros de altura. Não conseguiram chegar ao topo e um deles morreu. O sobrevivente regressou, casou-se e teve um filho. A pedrada do alpinismo não lhe tinha passado e ele gastou o dinheiro todo da família para regressar aos Himalaias. Conseguiu chegar ao topo da montanha com um sherpa, voltou a ver o tigre e despediu-se do amigo.
.

Nem todas as histórias têm de ser grande histórias e algumas das melhores histórias da literatura (ou do cinema, ou da banda desenhada) são pequenas histórias de felicidade ou de tristeza do dia a dia, e o que o Jira Taniguchi escolheu contar cinco histórias banais. Mas quantas vezes pequenas histórias do quotidiano se tornaram grandes histórias pela arte do narrador? – Não é o caso. O estilo manga – aqueles rostos e aqueles olhos esbugalhados sempre iguais -, do autor, excessivamente realista e simples, não introduz qualquer dramatismo, ou sequer interesse, à história.  


Terra de Sonhos, Jiro Taniguchi, Novela Gráfica II, Público/ Levoir 2016 

Sem comentários:

Enviar um comentário