terça-feira, 4 de março de 2014

Au revoir, Mr. Resnais

Alain Resnais 1922 - 2014

Morreu, com 91 anos, Alain Resnais.
Alain Resnais é o responsável por alguns dos grandes filmes do cinema europeu. 
O meu preferido é de longe, Providence, um devastador exercício sobre o envelhecimento e a morte; mas também O Meu Tio da América - uma «efabulação social» disfarçada de documentário, com tanto de drama quanto de cáustico; um originalíssimo e polémico O Último Ano em Marienbad, o casamento mal amado da literatura e do cinema; e Hiroxima Meu Amor, um «drama psicológico» com a devastação como pano de fundo.
O último filme que vi dele foi Corações; várias histórias cruzadas com «o coração» no centro. Excelente.
Au revoir, Mr. Resnais.


Providence (1977)




O Meu Tio da América (1980)
 


O Último Ano em Marienbad (1961)




Hiroxima Meu Amor (1959)

Corações (2007) 






Sem comentários:

Enviar um comentário